No parto natural nenhum medicamento é utilizado, a mulher, com seu corpo, sua alma e seu coração trabalham em harmonia e em sublime parceria com seu bebê.
É o bebê quem nos comunica que está pronto, preparado e com capacidade física e condições fisiológicas para viver fora do útero materno.
A palavra humanizar quer dizer respeitar o desejo da mulher, protagonismo ou seja, ela escolhe as pessoas que vão acompanhá-la e a forma de parir, tem liberdade para viver a experiência do nascimento do seu filho da maneira que ela deseja, imagina e se prepara.
O parto natural humanizado hospitalar respeita as recomendações da oms e prepara a mulher em relação às escolhas, informa e orienta sobre os benefícios do nascimento natural humanizado, para que ela e seu bebê, possam ser e sentir-se peças principais e participativas do evento do nascimento.
É recomendação da oms que o ambiente de nascimento seja acolhedor, aconchegante, aquecido, onde as individualidades e intimidades possam ser resguardadas e valorizadas.
Uma suíte onde a mulher permaneça em trabalho de parto, que seja possível parir seu filho no tempo do seu corpo, que tenha tempo para desfrutar da primeira hora junto de seu bebê, de maneira muito próxima e íntima com seu companheiro.
O bebê naturalmente procura seu alimento, seja ele fisiológico e/ou emocional: a segurança, a confiança no primeiro encontro com sua família!
O parto humanizado respeita o ritmo natural do tempo de dilatação do corpo da mulher, que é diferente para cada uma.
A mulher pode se beneficiar e aproveitar a quantidade de hormônios que são liberados no corpo durante o trabalho de parto, a maioria responsável para auxiliar a diminuir a sensação da dor que a contração uterina pode provocar em determinado período do trabalho de parto.
Como benefícios fisiológicos, no pós-parto a recuperação é mais rápida porque a própria ocitocina produzida pelo corpo da mulher durante as contrações vão auxiliar o retorno do útero ao tamanho natural.
Emocionalmente a mulher permanece mais integrada e consciente da experiência, o que permite amadurecimento e crescimento interior e espiritual.
O bebê é capaz de sentir que sua mãe o auxilia com os movimentos que facilitam os giros de que necessita para encaixar, descer e nascer (o que também pode fazer diminuir o tempo do trabalho de parto).
A condição natural e humanizada de parir ainda pode vir a beneficiar o relacionamento emocional com o bebê, nos tratos e primeiros cuidados (maior paciência e dedicação/investimento parental), no relacionamento com o companheiro (intimidades), e na adaptação com a nova família.
Estudos científicos comprovam que os bebês nascidos de parto natural são muito ativos, curiosos e atentos, devido a sua primeira iniciativa independente de vir ao mundo.